quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ser Líder – Ambição de muitos, realização de poucos!

a palavra liderança esteja em alta, passamos mundialmente um dos momentos mais escassos da mesma… Será que esta falta não se dá pelo comprometimento que ela exige?

Segundo o dicionário Aurélio, comprometer significa “dar como garantia, arriscar, assumir responsabilidade, fazer de forma conjunta ou pelos seus ideais”. Vamos nos aprofundar um pouco mais nesta análise: será que nós estamos comprometidos com as coisas que nos cercam e que fazem parte da nossa vida?

Estamos comprometidos com o nosso aperfeiçoamento profissional? Com a busca de melhor e maior qualidade nas nossas atividades, mudando constantemente o que fazemos visando o melhor? Quando iniciamos uma atividade, vamos até o fim? Quando cometemos um erro, assumimos a nossa responsabilidade visando evitar que se repita? Fazemos tudo com a organização e o planejamento necessários de forma a otimizar o nosso tempo? Fazemos parte de algum trabalho numa associação por “status”? Ou para fazer diferença em nosso coletivo através de valores pessoais e profissionais… Fazendo a diferença, somando é claro!?

Líder, palavra forte que para alguns representa status, para outros o significado é representado pelas suas crenças e valores. Pelo trabalho e resultados evidenciados… Que para mim representa resultado conjunto através de sinergia, de trabalho, de comprometimento na sua totalidade! Indiferente de quem ficará com o crédito das ações.

Para ilustrar comprometimento, uma vez num dos grupos que faço parte, nos comprometemos a fazer uma série de palestras durante todo o dia numa escola simplória da cidade onde os alunos eram marginalizados… Éramos em promessa 24 voluntários para aquele trabalho que seria das 7h da manhã às 23h pelo menos. Na prática… Cinco voluntários apareceram para trabalhar naquele dia. Pois bem, o evento foi espetacular e da minha parte realizei nove palestras naquele dia, graças ao equipamento, suporte dessas pessoas e do meu interesse pessoal pela causa. No outro dia eu estava arrasado de cansado, mas rindo a toa pelo excelente resultado.

Muitas vezes quem lidera têm um “título”, mas não tem conhecimento, congruência, consistência, autoestima e na maioria das vezes nem um sorriso para compartilhar e aquecer uma alma… São vazios.

Se você tem um líder, diretor ou gerente assim, não se preocupe meu caro leitor… Continue zelando por ele, falando bem dele, defendendo ele se necessário, pois a moral e os bons costumes nos ensinam na raiz de nossa educação sermos corteses e educados ao falar bem dos outros.

Findo este artigo deixando três certezas a respeito da liderança, e espero que agreguem valor a sua vida de forma particular. Que de alguma forma o influencie a continuar sua caminhada rumo à liderança:

1. As pessoas poderão se esquecer do que você falou, mas sempre se lembrarão dos seus atos;

2. Comprometimento na realização de projetos pessoais, profissionais ou associativistas será o único alicerce que o sustentará digno e equilibrado em seu íntimo, pois obter o título de líder é relativamente simples, mas só quem vive no altruísmo de sua essência sabe o seu real significado;

3. Liderar de fato em minha opinião é fazer as pessoas a sua volta evoluírem, e onde você está hoje, é um ótimo lugar para começar. Saiba ainda que posição de líder não está na maioria das vezes vinculada a um título, pois na minha vida vi milhares de medíocres que os carregam. Ser líder é ter alma, convicções, foco nos seus ideais, e comprometimento absoluto com tudo, com todos e em qualquer coisa que se proponha a fazer, e fazer bem!

Tenha um excelente dia hoje e sempre
– POIS O MERCADO É DO TAMANHO DE SUA IMAGINAÇÃO

Para contratar - Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário