quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Você enxerga a metade cheia?

Em qualquer tipo de organização, a atitude dos líderes é sempre uma forte referência para as pessoas na organização. Quando isto não ocorre, ou existe uma completa apatia na organização ou uma completa falta de credibilidade do líder perante os seus liderados.

Significa que se você tem sempre uma atitude positiva, de ver o lado bom dos fatos, de destacar os benefícios das coisas e de projetar uma evolução positiva da situação, a sua influência motiva as pessoas e contribui para que os negócios caminhem melhor.

A tolerância, a paciência e a flexibilidade também fazem parte do rol de atitudes positivas que geram resultados positivos. Pois a postura básica do líder deve ser sempre de facilitar o trabalho dos demais e orientá-los para que sejam mais eficientes.

Um anúncio clássico do scotch Chivas Regal, de muitos anos atrás, nos ensinou a ver "a metade cheia da garrafa"... Desde então utiliza-se a metáfora da "metade cheia/metade vazia" para identificar o contraste da visão otimista e da visão pessimista sobre o mesmo fato.

Nem todo mundo acredita nisso, mas há situações em que esta atitude pode ter importantes reflexos nas decisões, mesmo no mundo dos negócios.

Um exemplo simples acontece quando um gerente, com atitude negativa, faz uma entrevista de um candidato. Pode ser que para ele ressalte aos olhos, os aspectos menos brilhantes do candidato, ofuscando os aspectos mais brilhantes do mesmo e levando-o a desqualificá-lo.

Um outro gerente com atitude positiva poderá entrevistar o mesmo candidato e perceber nele os aspectos mais brilhantes que são valorizados e compensam o lado menos brilhante, levando-o a escolhê-lo.

Talvez esta diferença venha a ser determinante em construir uma organização brilhante ao invés de uma organização medíocre!

O que acontece quando há um gerente de Vendas com atitude negativa? Inspira seus comandados, faz acontecer um desempenho surpreendente? Você acredita que um general que não demonstra uma absoluta convicção na sua vitória convence seus comandados a atravessarem o rio que separa dos inimigos?

Um diretor com uma visão positiva poderá decidir por investir numa crise para aproveitar e crescer na retomada do mercado. Mas outro com uma visão negativa esperaria o mercado retomar primeiro para depois investir... Quem obterá melhores resultados ao longo dos anos?

Esta postura de enxergar "a metade cheia da garrafa" faz uma grande diferença no papel de líder. Ou você é visto como alguém que enxerga oportunidades onde outros só enxergam dificuldades ou você é visto apenas como um burocrata num posto mais elevado.

Se você enxergar a "metade cheia", certamente você procurará uma forma de viabilizar a sua idéia positiva. O inverso também pode ser verdade...

Cultivar uma atitude positiva é um exercício para enxergar o que poucos enxergam e que pode levá-lo onde poucos alcançam, justamente por que são poucos os que ousam ver os fatos de maneira diferente.

Dizem que a realização que alcançamos depende da visão que temos do futuro.

Você anda vendo só a "metade vazia"?

Escrito por Yoshio Kawakami
Para contratar este palestrante: (11) 2221-8406 ou

Nenhum comentário:

Postar um comentário