terça-feira, 11 de setembro de 2012

Para pensar e se desenvolver?

Manter-se informado e atualizado segue sendo um desafio para os profissionais em todas áreas de atividade. Certamente o desafio não se refere à falta de fontes de informação quando a pessoa tem acesso à Internet, às Mídias Sociais, aos meios de comunicação como Rádio, TV e Imprensa.

No âmbito profissional o desafio não é ter acesso às informações e manter-se atualizado. Mas selecionar as informações que sejam úteis para o seu desenvolvimento profissional tornou-se um desafio ainda mais sério nos dias de hoje.

As informações que recebemos através de todos estes meios de comunicação servem para entretenimento, atualização sobre o cotidiano, acompanhamento das mudanças na sociedade e no mercado em geral.

Mas também existem informações que nos educam e incentivam o desenvolvimento do raciocínio. São informações que promovem o desenvolvimento do exercício de pensar e compreender melhor os fatos e suas consequências no mundo de hoje.

Nem todos os fatos relacionados com nossas atividades profissionais podem ser minuciosamente analisados e as suas influências nos negócios tampouco podem ser medidas de forma acurada devido ao volume de informação e a velocidade com que os fatos ocorrem.

No entanto, como devemos definir estratégias e mudar o foco dos negócios sem possuir a sensibilidade e a percepção própria para avaliar as condições futuras? Como antecipar mudanças nos negócios através da leitura dos fatos do mercado e das mudanças na sociedade?

É possível confiar nas declarações de representantes do governo e dos políticos para orientar as decisões corporativas? É possível apostar nos planos divulgados e nos investimentos projetados para tomar decisões obre investimentos importantes? É possível orientar nossas vidas pessoais com base nestas informações?

Como parte do desenvolvimento pessoal e profissional, saber avaliar as mudanças, ter a sua própria leitura do mercado e da sociedade são ingredientes essenciais para elaborar planejamentos e para tomada de decisões.

Não se trata de seguir o que a maioria faz ou usar os parâmetros comuns do mercado, pois assim, na melhor hipótese seremos iguais aos demais. A idéia é prever mudanças e tomar decisões que criem vantagens exclusivas para a organização. Da mesma forma, serve para estabelecer vantagens exclusivas para o seu próprio desenvolvimento, adicionando uma habilidade exclusiva.

Com este propósito, é necessário rever o uso da informações e aprender a selecionar as fontes de informações para desenvolver a capacidade de pensar. Pelo menos devemos melhorar o uso desta faculdade exclusiva do ser humano!

As informações mais populares e corriqueiras estão na Internet e na TV. Além sua natureza rápida e efêmera, estes meios não são eficazes como gatilhos para o exercício do pensar, pois fazem com que as pessoas sejam receptores passivos.

Há quem diga que ler na Internet as notícias sobre política e economia é perda de tempo, devido à superficialidade com que são tratadas e à sua limitação analítica. Mais uma vez, o lugar comum, o conhecimento popular, a informação fácil e disponível tem pouco valor para os negócios.

Para o desenvolvimento do exercício do pensar, os livros e revistas, com suas análises mais completas e profundas seguem instigando nossa sensibilidade e nossa percepção para horizontes mais amplos e novos. Poder compreender os fatos num grau maior de complexidade pode ter um valor muito grande nos momentos críticos.

Ler livros e revistas com conteúdo analítico segue sendo uma prática importante para o desenvolvimento profissional. Certamente devemos aceitar que as idéias adquiridas e desenvolvidas mudam nossos valores, desafiam nossas crenças e nos transformam de maneira irreversível para melhor.

Conhecí há muitos anos um colega de trabalho que defendia a "não-leitura" como forma de preservar suas próprias idéias. Mas parece-me que as suas próprias idéias não foram suficientes para interagir com um mundo que se tornou muito mais complexo e globalizado.

Escrito por Yoshio Kawakami
Para contratar este palestrante: (11) 2221-8406 ou

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