Manter-se informado e atualizado segue sendo um desafio para os
profissionais em todas áreas de atividade. Certamente o desafio não se
refere à falta de fontes de informação quando a pessoa tem acesso à
Internet, às Mídias Sociais, aos meios de comunicação como Rádio, TV e
Imprensa.
No âmbito profissional o desafio não é ter acesso às
informações e manter-se atualizado. Mas selecionar as informações que
sejam úteis para o seu desenvolvimento profissional tornou-se um desafio
ainda mais sério nos dias de hoje.
As informações que recebemos
através de todos estes meios de comunicação servem para entretenimento,
atualização sobre o cotidiano, acompanhamento das mudanças na sociedade
e no mercado em geral.
Mas também existem informações que nos
educam e incentivam o desenvolvimento do raciocínio. São informações que
promovem o desenvolvimento do exercício de pensar e compreender melhor
os fatos e suas consequências no mundo de hoje.
Nem todos os
fatos relacionados com nossas atividades profissionais podem ser
minuciosamente analisados e as suas influências nos negócios tampouco
podem ser medidas de forma acurada devido ao volume de informação e a
velocidade com que os fatos ocorrem.
No entanto, como devemos
definir estratégias e mudar o foco dos negócios sem possuir a
sensibilidade e a percepção própria para avaliar as condições futuras?
Como antecipar mudanças nos negócios através da leitura dos fatos do
mercado e das mudanças na sociedade?
É possível confiar nas
declarações de representantes do governo e dos políticos para orientar
as decisões corporativas? É possível apostar nos planos divulgados e nos
investimentos projetados para tomar decisões obre investimentos
importantes? É possível orientar nossas vidas pessoais com base nestas
informações?
Como parte do desenvolvimento pessoal e
profissional, saber avaliar as mudanças, ter a sua própria leitura do
mercado e da sociedade são ingredientes essenciais para elaborar
planejamentos e para tomada de decisões.
Não se trata de seguir o
que a maioria faz ou usar os parâmetros comuns do mercado, pois assim,
na melhor hipótese seremos iguais aos demais. A idéia é prever mudanças e
tomar decisões que criem vantagens exclusivas para a organização. Da
mesma forma, serve para estabelecer vantagens exclusivas para o seu
próprio desenvolvimento, adicionando uma habilidade exclusiva.
Com
este propósito, é necessário rever o uso da informações e aprender a
selecionar as fontes de informações para desenvolver a capacidade de
pensar. Pelo menos devemos melhorar o uso desta faculdade exclusiva do
ser humano!
As informações mais populares e corriqueiras estão na
Internet e na TV. Além sua natureza rápida e efêmera, estes meios não
são eficazes como gatilhos para o exercício do pensar, pois fazem com
que as pessoas sejam receptores passivos.
Há quem diga que ler na
Internet as notícias sobre política e economia é perda de tempo, devido
à superficialidade com que são tratadas e à sua limitação analítica.
Mais uma vez, o lugar comum, o conhecimento popular, a informação fácil e
disponível tem pouco valor para os negócios.
Para o
desenvolvimento do exercício do pensar, os livros e revistas, com suas
análises mais completas e profundas seguem instigando nossa
sensibilidade e nossa percepção para horizontes mais amplos e novos.
Poder compreender os fatos num grau maior de complexidade pode ter um
valor muito grande nos momentos críticos.
Ler livros e revistas
com conteúdo analítico segue sendo uma prática importante para o
desenvolvimento profissional. Certamente devemos aceitar que as idéias
adquiridas e desenvolvidas mudam nossos valores, desafiam nossas crenças
e nos transformam de maneira irreversível para melhor.
Conhecí
há muitos anos um colega de trabalho que defendia a "não-leitura" como
forma de preservar suas próprias idéias. Mas parece-me que as suas
próprias idéias não foram suficientes para interagir com um mundo que se
tornou muito mais complexo e globalizado.
Escrito por Yoshio Kawakami
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