segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Esta na sua hora?

No desenvolvimento da sua carreira, há um período de preparação para o seu crescimento, que pode ser longo ou curto, dependendo da natureza do negócio, cultura da empresa, ambiente do mercado e até mesmo sua performance individual.

Dentro de um grupo de profissionais da mesma faixa de idade, experiências profissionais similares e tempo de relação com a empresa semelhantes, é natural que ocorram comparações de posições, atribuições, visibilidade dentro da organização, exposição ao mercado e também salários.

Estas coisas podem gerar diferentes sensações em cada pessoa. Alguns poderiam sentir que "ficaram para trás", outros poderiam sentir-se superiores e mais competentes que os colegas. Mas sempre há uma auto-crítica envolvida nestas comparações, que deve ser ponderada para um projeto de longo prazo.

É mesmo verdade que você é menos competente por não ter assumido um cargo melhor no mesmo tempo que seus colegas? O fato de você ter uma remuneração inferior significa alguma coisa? Sou realmente melhor por ter avançado um pouco mais rápido no primeiro passo da carreira? O fato de ter assumido um cargo gerencial antes dos colegas assegura que terei uma carreira completa melhor?

Porque é esta questão importante? Para quem é importante?

A questão deve ser tratada e esclarecida principalmente para os profissionais jovens, que muitas vezes sentem-se torturados por não perceberem que além do seu desempenho, é o surgimento da oportunidade que determina o timing para cada um. Não há porque torturar-se com estas questões menores do desenvolvimento da sua carreira. Entenda que as mudanças organizacionais e as acomodações das pessoas às novas posições nem sempre podem ser realizadas de uma só vez. A sua oportunidade pode estar iminente e você não está percebendo?

A falta de clareza nesta questão e a falta de diálogo sobre o assunto faz com que muitas vezes a empresa perca um talento de maneira inesperada e desastrosa. Da mesma forma, pode provocar uma grande perda ao profissional, que reage a uma leitura equivocada da situação e toma decisões precipitadas.

Ambas partes podem perder muito, pois em alguns setores, a formação de um bom profissional leva muitos anos de investimentos. Este investimento pode ser uma grande perda para o profissional, que ao invés de se tornar um profissional valorizado e disputado no mercado, tem que reaprender o seu trabalho num novo setor de negócios, atrasando de fato o desenvolvimento da sua carreira.

O fato é que mesmo que você já esteja preparado para uma promoção, é necessário que aconteça a oportunidade na empresa. O difícil é ter uma auto-crítica realista e correta que permita enxergar a sua posição e o seu "readiness" ou "preparedness" para a oportunidade que poderá surgir a qualquer momento.

Não confunda uma simples questão de timing com um equívoco ou falha no desenvolvimento da sua carreira profissional!

Converse com as pessoas que te podem orientar, discuta o seu desenvolvimento, avalie-se e siga adquirindo as habilidades necessárias, e siga corrigindo as suas deficiências. Mas antes de tudo, acredite no seu "taco", tenha confiança no seu trabalho e construa a sua carreira passo a passo.

É importante ter seus próprios objetivos e suas próprias ambições. Mas tenha objetivos e ambições por realizações, pois ter apenas ambição pelo resultado é tentar um atalho que não funciona. É como tentar colher sem plantar. É como tentar ganhar numa loteria sem comprá-la.

Alguns fazem uma leitura equivocada e tomam uma nova direção. Pode vir a ser muito positiva ou um tanto desastrosa, mas muitas vezes a consequência mais simples é apenas um novo recomeçar que demanda um novo investimento de tempo...

Entenda que as coisas acontecem no dia certo. Você não saberá antes da hora e saber lidar com as incertezas e dúvidas, é parte do aprendizado. Como gestor, muitas decisões são tomadas sem ter todos os dados e com incertezas. Melhor ir se acostumando com estas variáveis...

E se tudo indicar que não haverá oportunidades e que a sua carreira está bloqueada? Ainda assim, avalie se há neste momento uma oportunidade melhor e se as consequências de uma drástica mudança permitem alcançar seus objetivos.

Escrito por Yoshio Kawakami
Para contratar este palestrante: (11) 2221-8406 ou




Nenhum comentário:

Postar um comentário