Quantas decisões realmente importantes você toma na sua vida
profissional? Você já deve ter lido sobre decisões de executivos, que
normalmente admitem que 1/3 foram boas decisões, 1/3 foram más decisões e
o restante fica entre estes.
Mas pense em decisões realmente
importantes, aquelas que mudam o curso do desenvolvimento da empresa,
aquelas que causam uma inflexão na curva de crescimento... São aquelas
decisões estratégicas que realmente "fazem a diferença"!
Para
estas decisões transformadoras, a faixa de acerto de apenas 1/3 de boas
decisões, é absolutamente inaceitável. Só nas coisas corriqueiras é que
se pode ter o luxo de acertar apenas 1/3 das decisões tomadas!
Embora
um executivo pareça tomar importantes decisões diariamente, estas são
normalmente de pequenos ajustes, de orientações e de complementação de
alguma atividade de importância limitada e de efeito no curto prazo. São
na verdade, apenas decisões de implementação e de execução.
As
decisões transformadoras são muito mais raras. Arrisco a dizer que são
as decisões críticas a que um executivo raramente se expõe. Estas causam
efeito e consequências se não forem tomadas, se forem tomadas
corretamente podem gerar grandes benefícios, ou ainda se forem tomadas
errôneamente causam grandes problemas e podem até comprometer a
existência da empresa.
Na verdade, acredito que os executivos
são pagos para identificarem e tomarem estas decisões, embora muitas
vezes sejam glorificados ou condenados pelas decisões menos
importantes, sobre as coisas diárias.
Apenas como exemplo, a
minha própria experiência à frente da empresa Volvo CE LA durante 12
anos é de que as decisões transformadoras foram muito poucas. É verdade,
foram muito importantes e fundamentais para o crescimento da empresa,
tanto que promoveu o crescimento do faturamento de 12 vezes em 12 anos.
Mas a reflexão recente me levou a uma lista de apenas 5 decisões
transformadoras tomadas ao longo destes anos.
Foram estas decisões:
a)
Reestruturação da empresa no início da gestão, quando os equívocos
anteriores precisavam ser desfeitos e a cultura precisava ser alterada
significativamente, trazendo à luz da realidade a organização.
b)
Reposicionamento da marca o dos produtos no mercado, fazendo com que
marca se tornasse uma das mais respeitadas no mercado e o produto fosse
devidamente valorizado pelos clientes e pela rede de distribuição em
toda América Latina.
c) Crescimento através da expansão do
portfolio de produtos, que foi a decisão da estratégia adotada para
promover o crescimento da empresa durante o período, com o faturamento
passando de USD 58M para USD 716M em 12 anos de atividades.
d)
Descentralização geográfica para o crescimento na América Latina, que
posicionou a empresa em todos países mais importantes da América Latina,
equilibrando os riscos de longo prazo com a distribuição dos negócios
entre o Brasil e os demais países da América Latina.
e)
Introdução da estratégia de Dual Branding, que promoveu o apoio à marca
de combate aos novos entrantes de baixo custo no mercado e promoveu uma
nova frente de crescimento para o grupo e para os distribuidores.
Cada
uma destas 5 decisões transformadoras produziu necessidades que geraram
uma séria de atividades adicionais e que foram muitas vezes as mudanças
visíveis e percebidas pelas pessoas e pelo mercado.
Este exemplo
serve apenas para dar a dimensão das decisões transformadoras numa
organização e indicar a natureza delas. Como sempre comento, não há
validação estatística, mas tem o poder da realidade.
Aqueles
que aspiram ser executivos líderes de negócios devem perceber que os
acionistas e investidores pagam por estas decisões. Não há dúvidas de
que muitos apenas tomam as decisões de execução, seguindo as diretrizes
corporativas. Mas a essência das tomadas de decisões só pode ser
avaliada num período mais longo, em que as consequências das decisões se
fazem visíveis e mensuráveis.
Empreendedores precisam
identificar e tomar estas decisões arcando com os riscos para poderem
crescer os seus negócios. Ao evitar os riscos das decisões
transformadoras, podem matar as oportunidades de crescimento do seu
próprio negócio.
Avalie se as suas decisões são realmente
relevantes e significativas, se são mesmo transformadoras. Estas darão
pêso à sua presença e determinarão o seu real valor no mercado.
Escrito por Yoshio Kawakami
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