Muitas profissionais comentam que já não é suficiente ter uma
formação superior para obter uma boa oportunidade de carreira. Outros
comentam que faz uma grande diferença cursar universidades com qualidade
e com nome; as "de ponta".
Há os que apostam nos MBAs para
complementar a formação da universidade e agregar uma capacidade
competitiva maior. Chegam a considerar que a "correção" de uma formação
universitária menos reconhecida se faz com um investimento num MBA
melhor.
Mas há também aqueles que dizem que as habilidades
adquiridas dentro das grades curriculares das universidades e dos MBAs
não são diferenciais suficientes para destacar um profissional no mundo
dos negócios.
Um conjunto de habilidades práticas é muitas vezes,
mais determinante do que o conhecimento adquirido através da educação
formal das universidades e dos MBAs para o encontro com as melhores
oportunidades de carreira.
O que se busca então dentro das
organizações? O que faz um profissional valer mais do que outros,
levando a organização e os executivos a apostarem mais nele?
Nem
sempre as pessoas conseguem explicar bem ou conseguem dar uma resposta
convincente, criando um ar de mistério sobre o tema, como se os novatos
não fossem sequer capazes de entender as regras do jogo.
O que você acha? Qual seria a sua resposta clara para a questão?
Não
é tão complicada nem tão misteriosa como às vezes aparenta. Basta
retomarmos o que é a essência do trabalho profissional dentro de uma
organização. Basta lembrarmos de que é nas organizações que a gestão e a
liderança se fazem mais importantes, por serem alavancadoras das
melhores performances possíveis.
Mas esta afirmação poderia
causar a impressão de que apenas os poucos gestores e líderes são então
importantes para a organização. O que você acha?
A realidade é que as habilidades de gestão e de liderança são aplicadas em diversos níveis da organização.
Nas
boas organizações, o uso destas habilidades ocorre em todos níveis da
estrutura, principalmente no papel de facilitador para as equipes e para
os grupos. É cada vez mais importante que as organizações sejam capazes
de aprender com suas próprias experiências. O "learning organization" é
hoje uma condição necessária para gerar os diferenciais necessários
para obter vantagens competitivas.
Os facilitadores são
profissionais internos com habilidades de compreender as pessoas,
conhecer a organização e os processos, agregar os membros dos grupos,
treinar profissionais, gerar resultados através do trabalho coletivo e
fazer com que o produto final coletivo seja sempre maior e melhor do que
a soma dos produtos individuais.
A principal habilidade deve
estar relacionada com a gestão e a liderança junto às pessoas, num
exercício natural para um crescimento profissional.
O
desprendimento, a visão sistêmica, a habilidade de comunicação e a
capacidade de abstração são elementos importantes neste ensaio para
alcançar a liderança no nível mais elevado das organizações.
E você, já é um facilitador organizacional praticante?
Escrito por Yoshio Kawakami
Para contratar este palestrante: (11) 2221-8406 ou
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário