Determinar o que, o quanto e quando comprar, Prospecção, seleção e
avaliação da capacidade técnica e de preço dos fornecedores, Cotação de
preços, Fechamento do Pedido, Acompanhamento, monitoramento e avaliação
de todo o ciclo de compras, são apenas algumas das várias atribuições do
comprador.
O comprador precisa ter um bom perfil comportamental,
técnico e de operação para conseguir para a sua empresa, sempre a
melhor relação custo beneficio na aquisição de produtos.
Selecionar
fornecedores, escolher fornecedores, negociar contratos, comparar
preço, prazo de entrega e qualidade dos materiais e fornecedores,
determinar o momento certo de comprar, prever preços futuros, prever
alterações nos níveis de demanda, como sazonalidade de produtos e
incrementos de vendas por fatores internos e externos e criar métodos e
processos seguros para o recebimento de mercadorias podem ajudar a
aumentar a competitividade da empresa.
Portanto, são diferenciais
extremamente competitivos para o departamento de compras e as empresas,
fazer a manutenção sistêmica do produto certo, no ligar certo, com o
preço certo, no momento certo e na quantidade certa.
Amanhã passaremos dicas de como o Gerenciamento de Categorias pode ajudar a área de compras das empresas.
Escrito por Paulo Magnus
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