O maior desafio da Gestão de Estoques é encontrar o ponto de
equilíbrio entre o nível de serviço e o nível de custo dos estoques, ou
seja, ao mesmo tempo em que não podem faltar produtos para o consumidor,
RUPTURA, não podemos trabalhar com um nível de estoque muito alto, de
forma que haja estoque EXCEDENTE, aumentando desta forma os custos da
empresa.
Esta visão esta diretamente relacionada com a eficiência da reposição de produtos e da redução dos custos operacionais.
Muito
importante no planejamento de estoques é considerar também indicadores
quantitativos e variáveis internas e externas qualitativas.
Indicadores
Quantitativos são todas aquelas informações que podemos obter a partir
da movimentação da compra e venda, como por exemplo, Estoque Físico e
Financeiro de Produtos, Posições de Estoques, Produtos Vendidos, Curva
ABC de Venda, Produtos não Vendidos, Giro de Estoque, Tempo de
Cobertura, Prazo Médio de Renovação de Estoques, CMV – Custo da
Mercadoria Vendida, GMROI – Margem Bruta de Retorno sobre o
Investimento, Produtos em Estoque Mínimo, Produtos em Estoque Máximo,
Ponto de Reposição, dentre outros vários que podem sinalizar a
eficiência ou a ineficiência na Gestão de Estoques.
Variáveis
Qualitativas são aquelas proveniente da nossa percepção e comunicação
com o ambiente interno (empresa) e com o ambiente externo (mercado).
Uma
boa comunicação entre todos os atores do processo na empresa, uma visão
sistêmica dos gestores para o chão de loja e estar atendo ao cenário do
ambiente externo, as tendências, as variáveis econômicas, aos hábitos
de consumo e ao comportamento do consumidor podem fazer toda a diferença
neste processo.
Conhecer bem o seu cliente, Analisar o
Desempenho dos seus produtos diariamente, Lembrar-se de que aquilo que
se compra se expõem e desenvolver fornecedores parceiros podem ajudar
neste processo.
Escrito por Paulo Magnus
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