quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Boas práticas para os objetivos, planejamento e controle de estoques.

O maior desafio da Gestão de Estoques é encontrar o ponto de equilíbrio entre o nível de serviço e o nível de custo dos estoques, ou seja, ao mesmo tempo em que não podem faltar produtos para o consumidor, RUPTURA, não podemos trabalhar com um nível de estoque muito alto, de forma que haja estoque EXCEDENTE, aumentando desta forma os custos da empresa.

Esta visão esta diretamente relacionada com a eficiência da reposição de produtos e da redução dos custos operacionais.

Muito importante no planejamento de estoques é considerar também indicadores quantitativos e variáveis internas e externas qualitativas.

Indicadores Quantitativos são todas aquelas informações que podemos obter a partir da movimentação da compra e venda, como por exemplo, Estoque Físico e Financeiro de Produtos, Posições de Estoques, Produtos Vendidos, Curva ABC de Venda, Produtos não Vendidos, Giro de Estoque, Tempo de Cobertura, Prazo Médio de Renovação de Estoques, CMV – Custo da Mercadoria Vendida, GMROI – Margem Bruta de Retorno sobre o Investimento, Produtos em Estoque Mínimo, Produtos em Estoque Máximo, Ponto de Reposição, dentre outros vários que podem sinalizar a eficiência ou a ineficiência na Gestão de Estoques.

Variáveis Qualitativas são aquelas proveniente da nossa percepção e comunicação com o ambiente interno (empresa) e com o ambiente externo (mercado).

Uma boa comunicação entre todos os atores do processo na empresa, uma visão sistêmica dos gestores para o chão de loja e estar atendo ao cenário do ambiente externo, as tendências, as variáveis econômicas, aos hábitos de consumo e ao comportamento do consumidor podem fazer toda a diferença neste processo.

Conhecer bem o seu cliente, Analisar o Desempenho dos seus produtos diariamente, Lembrar-se de que aquilo que se compra se expõem e desenvolver fornecedores parceiros podem ajudar neste processo.

Escrito por Paulo Magnus
Para contratar este palestrante: (11) 2221-8406 ou

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