Frente a este mercado globalizado, comprar cada vez mais requer muito
conhecimento e experiência. O que comprar frente ao grande numero
diário de opções e lançamento de produtos novos pelas indústrias? De
quem comprar? Como comprar? Com que frequência comprar? Que Quantidades
Comprar? Quem compra o que?
São muitas as perguntas a serem feitas para mapear a organização necessária do departamento de compras.
Começaremos com algumas dicas de base.
Em primeiro lugar precisamos organizar o departamento de compras da empresa.
As
compras podem ser locais ou por importação. Boa parte das empresas hoje
já compra produtos importados, que muitas vezes oferecem uma boa
relação custo beneficio e um preço altamente competitivo.
Os
procedimentos de compra, que são respectivamente, a organização e
preparação dos processos, o planejamento das compras, a avaliação de
fornecedores, a seleção e analise de fornecedores, a concorrência ou
cotação de compra, o julgamento, a negociação, a contratação da compra a
diligência mento a entrega, a conferência da mercadoria e o
encerramento do processo.
Podemos comprar de forma normal ou
emergencial. Sempre que comprarmos de forma normal por consequência de
um modelo consistente de planejamento de compras, a relação custo
beneficio será sempre mais interessante.
Podemos comprar ainda por meio de concorrências repetitivas, por meio de contratos de fornecimento de médio e longo prazo,
Precisamos fazer a prospecção de fornecedores e um bom cadastro de fornecedores.
Precisamos
avaliar sistematicamente os aspectos quantitativos e qualitativos na
relação com nossos fornecedores, como por exemplo, preço, condições
comerciais, prazo de entrega, prazo de visita, trocas, verbas de
propaganda, entregas, documentação, dentre outros para verificar e agir
conjuntamente na correção das não conformidades, então uma dica pode ser
a de utilizar uma planilha para avaliação sistêmica de nossos
fornecedores de produtos e serviços.
Avaliar questões como prazo,
preço, qualidade, dentre outras que já mencionamos feedback dos
usuários, e desempenho comercial de forma geral certamente contribuirão
para fazer uma melhor classificação dos nossos fornecedores, para
direcionar corretamente as aquisições e prover a exclusividade ou não no
fornecimento de determinada categoria de produtos.
O interessante é organizar as compras relacionando as categorias de produtos com os grupos de fornecedores.
Definir preço de referência e um pré-teto na negociação de determinado produto pode acelerar bastante este processo.
Escrito por Paulo Magnus
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