sexta-feira, 28 de junho de 2013

Saiba filtrar as críticas que recebe

Crítica é um comentário ou análise com maior ou menor profundidade sobre um fato, uma pessoa ou uma produção intelectual. A crítica pode ser de conteúdo favorável ou desfavorável. Desfavorável é quando o crítico não aprova o desempenho do criticado.

Todos nós já recebemos alguma crítica desfavorável. Será que sabemos lidar com elas?

Receber elogios é bem melhor do que ouvir críticas e muitas vezes uma crítica pode nos desapontar. Porém é no desapontamento que está a semente do real aprimoramento, amadurecimento e progresso. Portanto, há críticas que podem nos ajudar a crescer, melhorar ou nos corrigir.

Mas, também é comum nos depararmos em nosso dia a dia com críticas injustas ou incorretas, que só servem para nos derrubar ou nos magoar.

Se alguém lhe criticar pode ser inveja! Muitas pessoas têm o hábito de criticar aquilo que elas gostariam de ser.

Por esse motivo, precisamos estar em constante autoavaliação, conhecendo nossas fraquezas, virtudes e também contar com pessoas de nossa confiança que tenham coragem para nos dizer se estamos indo pelo caminho certo, ou se precisamos melhorar em algo. Assim poderemos filtrar as críticas que recebemos e usar aquelas que fazem sentido para o nosso aperfeiçoamento contínuo.

A música Volta Por Cima (composta por Paulo Vanzolini) diz: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. Contudo é preciso lembrar que levantar e seguir em frente não significa necessariamente estar indo na direção correta, mas é o “sacudir a poeira e dar a volta por cima” que fará a diferença em nossas vidas.

Sacudir a poeira pode significar colocar a crítica em uma peneira ou filtro, a fim de analisar se existe sentido naquele comentário. Dar a volta por cima é justamente saber tirar lições dessa situação para o nosso benefício.

Da próxima vez que receber uma crítica, mude o foco e encontre motivação e vitalidade para transformar desapontamentos em magníficas realizações.

Afine-se para o sucesso!

Escrito por Fabiano Brum
Para contratar este palestrante: (11) 2221-8406 ou



Nenhum comentário:

Postar um comentário