quarta-feira, 24 de setembro de 2014

“Sucesso só vem antes do trabalho no dicionário.”



Sucesso Dá Trabalho

Fabiano Brum

Todos sonham alcançar o sucesso; no entanto muitas pessoas confundem sucesso com riqueza financeira. Particularmente acredito que sucesso é muito mais que uma gorda conta bancária, mas sim a realização de nossas metas (entre elas a financeira) aliada à qualidade de vida, bom relacionamento familiar, juntamente com a sensação de que estamos sendo úteis para a sociedade no sentido de melhorar o mundo onde vivemos.



Mas sonhar com o sucesso garante a realização dos nossos objetivos?

Não faz mal sonhar. No sonho temos a liberdade de visualizar o que nos convém e a vontade sincera de realização. O único problema é que muitas vezes nossos sonhos não contemplam os passos que precisaremos dar para realiza-los.

É preciso sonhar! Mas é bom lembrar que o sucesso começa a partir de traçado um objetivo a ser atingido e desenhada uma metodologia para atingi-lo.

Evidentemente o sucesso nunca acontece para aquele que desiste no meio do caminho. Por exemplo: os corredores amadores que ficam imensamente felizes em concluir o percurso de uma maratona mesmo chegando entre os últimos colocados. Acontece que o objetivo deles é chegar até o final da corrida, e a ultrapassagem da linha final é o “atingir a meta”, ou seja, “sucesso”.

Atingir o sucesso dá trabalho! E muitas pessoas falham porque não querem ter trabalho!

Muitas pessoas sabem que além de palestrante também sou músico, e utilizo desta arte em nossas palestras.

Toco violão e guitarra desde adolescente, e me lembro de um acontecimento aos dezessete anos que me marcou muito. Um de meus objetivos nesta época era o de aprender a tocar uma música da banda Dire Straits chamada Sultans Of Swing, e reproduzir com fidelidade os solos de guitarra feitos pelo vocalista/guitarrista Mark Knopler nesta canção. Depois de um certo tempo procurei meu professor de guitarra pedindo a ele que me ensinasse aquela passagem onde Knopler finalizava a música com um solo dedilhado feito em alta velocidade.

Pacientemente o professor Chiquinho disse: “- Claro que ensino, ele é simples assim...” ; (dedilhando lentamente o solo na escala da guitarra para que eu aprendesse o movimento e quais eram as notas).

Não satisfeito com a explicação perguntei: “- O dedilhado eu entendi, mas e aquela velocidade toda lá no disco?”.

E o professor respondeu com ar de deboche: “- Quer velocidade? Agora vá pra casa e treine este movimento por uma ou duas horas todos os dias e daqui uns seis meses estará dedilhando na mesma velocidade da gravação!”.

“Engoli seco”, fiquei pensativo e aprendi a duras penas que o sucesso dá trabalho. Mas não desisti, e depois de algumas semanas finalmente consegui executar o solo no mesmo andamento da gravação original.

Sabemos que para fazermos as coisas bem feitas vamos ter um pouco mais de trabalho. O problema é que a maioria das pessoas não querem ter trabalho. Elas não querem ler aquele livro porque “dá trabalho”, não querem participar daquele treinamento, não querem por aquela ideia em ação pois dá trabalho. Como ter sucesso sem trabalho?

Mas como diz o velho ditado: “Sucesso só vem antes do trabalho no dicionário.”

Afine-se para o sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário